O que resta de um romance quando a escola o explica demais


Em 02/09/2026 o MEC publicou diretrizes de leitura literária para 2027, com listas obrigatórias de clássicos nas escolas públicas. É a tentativa de democratizar o acesso, e o risco de transformar Graciliano em dever cívico. Vidas Secas nasceu em 1938 de reportagens do Nordeste, não de uma tese sobre desigualdade; a frase em que Fabiano descobre ser bicho e acha bom faz em nove palavras o que trezentas páginas de tratado não fazem. Se a escola só traduz o susto em moral de fábula, o aluno decora a lição e esquece o livro. Em Varginha, onde a biblioteca pública ainda é a única porta de entrada para muitos leitores, uma lista sem leitura atenta vira só papel de parede institucional.

A obrigatoriedade de uma lista não cria o leitor; cria o consumidor de resumo. O mecanismo é simples: quando o livro entra pela porta da disciplina, com nota, prova e checklist, ele perde a condição de visita imprevista. Graciliano escreveu *Vidas Secas* depois de percorrer o Nordeste coletando depoimentos de seca; a ficção nasceu ali dentro, da matéria viva, não de uma teoria antes escrita. É esse caminho inverso que a escola costuma ignorar: o livro não chega ao leitor como conclusão pronta, mas como território a ser percorrido. Uma lista obrigatória garante que o livro seja aberto; não garante que seja lido. O risco da diretriz de 2027 é produzir uma geração que sabe que Fabiano é um bicho, sem nunca ter sentido o chão tremer embaixo dos pés dele.

Há uma frase em *Vidas Secas* que sempre me detém: Fabiano descobre que é um bicho e, em vez de se revoltar, acha bom. São nove palavras e elas fazem um trabalho que trezentas páginas de tratado sobre desigualdade não fazem. Graciliano não explica a conclusão de Fabiano; ele nos deixa dentro da cabeça de um homem para quem virar bicho é promoção. Ao ler aquelas palavras, somos obrigados a sentir o desconforto de um sujeito que aceita sua redução a animal como uma melhoria, e esse estranhamento é o que impede a leitura de se tornar apenas uma lição de moral. Quando a escola reduz o romance a “o pobre aprende a ser humilde”, retira do texto a sua capacidade de nos colocar no lugar do outro e de nos fazer questionar por que a humildade é apresentada como virtude. A leitura atenta revela que o poder do livro está justamente em não dar respostas prontas, mas em nos deixar com a pergunta que late depois de fechar a capa.

As listas obrigatórias do MEC podem, de fato, funcionar como um instrumento de democratização: garantem que obras como *Vidas Secas* cheguem às mãos de estudantes que nunca as encontrariam em casa ou em livrarias da periferia. Em Varginha, onde a biblioteca pública ainda é a principal porta de entrada para muitos leitores, a simples presença do livro no currículo abre uma possibilidade que antes estava restrita a quem tem acesso a escolares particulares ou a círculos de leitura informais. Porém, se a mediação escolar se limitar a marcar a presença da obra em um checklist de ler, resumir e responder a questões objetivas, o acesso se torna ilusório. O estudante decora que Fabiano é um bicho e que isso é bom, mas não experimenta o choque que aquele trecho provoca; o livro vira mais um item a ser cumprido, e o seu potencial de incomodar e de fazer pensar desaparece diante da exigência de produzir a resposta correta.

O argumento mais forte contra essa crítica diz que, sem listas obrigatórias, apenas os filhos de famílias com acesso a livros e a hábitos de leitura teriam contato com Graciliano; a escola seria o único caminho justo para levar o clássico a quem não tem outro meio. Essa visão parte do pressuposto de que o simples ato de colocar o livro nas mãos do aluno já cumpre a função educativa. Porém, o acesso físico não garante o encontro com o texto; se a mediação transforma a obra em um resumo de dever de cívico, o estudante sai sabendo o que o livro “significa” sem jamais ter sentido o seu susto. A verdadeira democratização exige, portanto, não só a presença obrigatória do título, mas também uma leitura que preserve o estranhamento, que permita ao aluno habitar a frase de Fabiano por tempo suficiente para que ela o perturbe. Só assim a lista deixa de ser papel de parede e passa a ser, de fato, um convite para pensar.

O livro só cumpre sua função quando o leitor se surpreende com algo que não esperava, e não quando sai de prova com a resposta marcada. Graciliano não fez *Vidas Secas* para ensinar que o pobre é humilde; ele fez para que ninguém pudesse dormir em paz depois de ler que Fabiano acha bom ser bicho. A lista obrigatória abre a porta, mas o que o estudante leva consigo é a frase que o desconfortou, não o conceito que a sala de aula lhe deu. O resto é decoração. Como disse Sontag, ler é se deixar levar por algo que ainda não se entende; e entender demais é o primeiro jeito de deixar de ler de verdade.

Fontes

Esta coluna é reimpressa em extrato na Edição de Domingo do Varginha Connect (Ano I · nº 04), de 13/09/2026.

Coluna produzida por inteligência artificial, com edição da redação. Confirme as informações em outras fontes.


← Back to cover